Festas
Lançamento CD Monobloco
A força da identidade do Monobloco está no título da faixa que abre e batiza o novo disco do grupo: “Arrastão da Alegria”, que será lançado em junho pela Som Livre. Em poucas palavras vindas da composição que batiza o álbum (Tem samba, charme e rock’n roll / Xote, baião e ijexá / Tem samba enredo, funk e soul), o grupo resume uma história bem-sucedida de mais de uma década nos palcos do Brasil e do mundo. Com dois discos ao vivo lançados, “Arrastão da Alegria” é o segundo trabalho de estúdio da carreira do Monobloco, criado em 2000 por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Mário Moura, Pedro Luís e Sidon Silva – integrantes da banda Pedro Luís e A Parede – a partir de uma oficina de percussão.
O disco leva para o estúdio o baile que roda o Brasil com o “Monobloco Show” e o bloco que arrasta milhares de foliões no encerramento do carnaval carioca na Avenida Rio Branco. Com auxílio luxuoso de Davi Moraes, Diogo Nogueira, Fagner, Ivete Sangalo, Pepeu Gomes, Preta Gil e Roberta Sá, o Monobloco segue a tradição em “Arrastão da Alegria” resgatando clássicos, sambas garimpados, pérolas da MPB, marchinhas e canções do imaginário pop, ao mesmo tempo em que traz composições inéditas, novos estilos e batidas.
Ao lado de 20 instrumentistas, os cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Pedro Quental, Renato Biguli e Alexandre Momo apresentam 14 canções, sendo quatro inéditas: a faixa-título “Arrastão da Alegria”, um presente de Rogê (escrita em parceria com Fred Camacho e Marcelinho Moreira) com participação do guitarrista Davi Moraes; “Tu Quer?”, composição que Lenine fez especialmente para o disco e que ganhou a voz de Preta Gil; “Nasci pra Morrer de Amor”, da safra de Arlindo Cruz ao lado de Maurição e Franco, que traz a ginga de Diogo Nogueira e arranjo de metais de Serginho Trombone; e “Balança Geral”, o funk do álbum composto por Aílton Assumpção – que também está presente na música - e Alexandre Nascimento.
O repertório ainda tem espaço para surpresas: “Samba de Arerê”, sucesso de Beth Carvalho que ganhou participação de Roberta Sá; “Caio No Suingue”, hit do grupo Pedro Luís e A Parede, foi revisitada na voz da baiana Ivete Sangalo; “Maneiras”, com a assinatura vocal inconfundível do cearense Fagner e “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor, recebeu a guitarra de Pepeu Gomes, com quem o Monobloco dividiu o palco Sunset, no Rock in Rio de 2011.
O Monobloco não podia deixar de lado o seu histórico de garimpar preciosidades no cancioneiro brasileiro, passando pela música pop (“Me Deixa”, d’O Rappa, e “Garota Nacional”, do Skank), clássicos da MPB (“Um dia de Domingo”, icônica nas vozes de Tim Maia e Gal Costa e aqui com arranjo de cordas de Lincoln Olivetti, e “Homem com H”, marcante na carreira de Ney Matogrosso) e os sempre presentes sambas (“Das Maravilhas do Mar”, enredo azul e branco da Portela e “Pra São Jorge”, pérola não muito conhecida do repertório de Zeca Pagodinho).
A turnê começa no dia 5 de julho na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, com direção de Gualter Pupo. Depois o grupo vai percorrer diversas cidades do país: Brasília (DF), São Luís (Maranhão), Fortaleza (Ceará), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Guarapari (Espírito Santo) – as datas serão confirmadas em breve. A ideia de Pupo é trabalhar os momentos do grupo no palco em atos, de acordo com os diferentes estilos do repertório, e fazer com a que a roupa de cada um tenha um pouco da personalidade de cada integrante.
Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco cresceu tanto que há alguns anos os fundadores criaram a versão Monobloco Show (são 17 integrantes), que se apresenta o ano inteiro em todo o país e no exterior, com uma média de dez shows por mês. Em 2010, o grupo completou 10 anos de carreira e lançou o CD/DVD ao vivo “Monobloco 10”.
Graças ao “Monobloco Show” o grupo tem levado sua batucada inovadora não só para os quatro cantos do Brasil como mundo afora. Ao todo, o grupo já atingiu a marca de mais de 600 apresentações, passando por cidades como São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Manaus, Belo Horizonte, entre outras. Só em 2012, foram mais de 120 shows. O grupo já se apresentou em lugares como Inglaterra, Japão e Portugal, além de festivais de música na Oceania, como o Sydney Festival (Austrália) e o Jambalaya Festival Rotorua (Nova Zelândia). Além da oficina ministrada durante todo o ano na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Monobloco também já ministrou oficinas de percussão para crianças e adultos na Alemanha, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal e Japão.
O Monobloco é formado por: Alessandro (cavaco), André Schmidt (agogô), Biguli (voz), C.A. Ferrari (repique), Cachaça (cavaco), Caco Chagas (surdo), Carlinhos (cavaco), Celso Alvim (caixa), Fábio Allman (voz), Fábio Groove (tamborim), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo), Gui Rodrigues (caixa), Igor Araújo (chocalho/ baixo), Júnior Teixeira (tamborim), Leo Saad (agogô), Marcos Feijão (caixa), Mário Moura (surdo), Maurão (surdo), Momo (voz/guitarra), Pedro Luís (voz), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa) e Sidon Silva (tamborim).
[titulo]Preço 1º Lote*:[/titulo]R$30,00
*Valor promocional de meia-entrada válido para estudantes e idosos, de acordo com as leis 4161/03 e 10741/03.
[titulo]Pontos de Venda:[/titulo]Loja Toulon Nova América
Loja Toulon Top Shop Nova Iguaçu
Loja Toulon Shopping Rio Sul
Loja Toulon Barra Shopping
Loja Toulon Plaza Shopping
Loja Toulon Tijuca
Bilheteria Fundição Progresso
[titulo]Informações:[/titulo]21 2220-5070
Ver menosA força da identidade do Monobloco está no título da fai... Ver mais informações
Preços
Horário
Sexta-feira, Ã s 22:00 h
