Festas

29
MAI
00H
Eternos Modernos

Eternos Modernos

Em janeiro teve início, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, a série de concertos Eternos Modernos, idealizado pelo músico e escritor Antonio Augusto, que acaba de lançar o livro “A Questão Cavalier - Música e Sociedade no Império e na República (1846 – 1914)”, pela editora Folha Seca.

O evento, que aconteceu toda segunda terça-feira, terá uma apresentação extra, no dia 29 de maio, com o Grupo Uirapuru, (Fernando Pereira, Dhyan Toffolo, Diemerson Pereira e Claudia Grosso), participação especial de Paulo Sérgio Santos, fechando a temporada do projeto com o show A pós-modernidade.

Ao trazer este diálogo entre memória e tempo presente, Eternos Modernos agrega ao imaginário carioca e lança, nesta temporada de 2012, um olhar sobre a busca da modernidade em diferentes temporalidades da produção da música de concerto no Brasil. Do percurso da modernidade como sinônimo de civilização no século XIX e início do XX, ao conceito de ruptura estabelecido com os processos de experimentação que marcaram a pós semana de arte, até o estabelecimento da meta-linguagem e da transversalidade que marcam a produção atual.

Entre os convidados que participaram do projeto, grandes nomes do cenário musical brasileiro como o regente Antonio Augusto, o Trio Velasquez, o Quarteto Radamés e, ainda, a participação especial de Paulo Sérgio Santos.

Neste concerto o Quarteto Uirapuru irá apresentar duas obras estreadas no ano de 2010: “Revisitando”, de H. D. Korenchendler e “Quarteto nº 4 Trópico de Capricórnio”, de Ricardo Tacuchian. O destaque fica por conta da estréia da obra composta por Paulo Sérgio Santos especialmente para o projeto Eternos Modernos, trazendo para os nossos tempos uma prática usual dos tempos passados: a atuação do artista como criador e intérprete de sua própria obra.  Nada mais moderno, nada mais tradicional para encerrar este percurso que abrange música, modernidade e identidades.

Atração:
Quarteto Uirapuru

Preço:
R$6,00

Censura:
Livre

Horário:
Terça-feira, às 12:30h e às 19:00h

Ver menos

Em janeiro teve início, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, no ... Ver mais informações

Local

C. C. B. B.

Classificação

18

Local

C. C. B. B.

Classificação

18

Preços

Horário

Terça-feira, às 00:00 h