Shows

22
NOV
22H
Paralamas do Sucesso

Paralamas do Sucesso

A polícia apresenta suas armas, escudos transparentes, cassetetes, capacetes reluzentes e a determinação de manter tudo em seu lugar. A cidade apresenta suas armas, meninos nos sinais, mendigos pelos cantos e o espanto está nos olhos de quem vê o grande monstro a se criar.

Ao leitor desavisado, o texto acima poderia perfeitamente descrever cenas recentes, das conflagrações e protestos que tomaram as ruas e se espalharam pelo país pouco mais de um ano atrás, e que aqui e ali ainda replicam por motivos diversos - a tarifa do ônibus, a Copa, a corrupção.

Mas basta reler o texto imaginando ao fundo o riff da guitarra, a batida seca da bateria e o contrabaixo delineador para perceber rapidamente que se trata de \"Selvagem\", o manifesto político-social dos Paralamas do Sucesso, hit de 1986 e que pode servir como fio condutor da estética musical do grupo de formação original mais perene da história do rock nacional.

Ou seja, um hit premonitório, que desde então já detectava que o caldo social de desigualdades e conflitos adiados engrossava no dia-a-dia, ano a ano, vindo a se tornar três décadas depois inexoravelmente atual.E é justamente o sentido da atualidade que dá o tom a esta magnífica viagem pela carreira de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, iniciada exatamente 30 anos atrás e registrada num lindo show dirigido por Claudio Torres e José Fortes que agora se converte em DVD e CD.

Nas duas horas de performance reproduzidas em vídeo, dirigido por Bruno Maia e Pedro Secchin, o que se vê é boa parte da história do Brasil, a história de quase duas gerações, sendo construída em versos, ritmos e nas imagens daquela que talvez seja a mais consistente videografia musical do país - quem não se lembra de ao menos um videoclipe dos rapazes?

A ideia original, como revela no extra do DVD o empresário (na verdade o \"quarto Paralama\"...) José Fortes, era revisitar estas três últimas décadas de uma maneira nova, criativa. O que se alcançou com total êxito por meio de uma concepção estética e musical que foram surpreendentes para quem esteve em algum dos shows da turnê que percorre o Brasil e que volta a encantar mais uma vez no vídeo.

Para contar essa história, a execução de 30 das mais conhecidas canções dos Paralamas ganham como moldura um grande telão de LED ao fundo do palco, que faz as vezes de linha do tempo ou de um álbum multimídia, a cargo do diretor de arte Batman Zavareze, para resgatar uma fantástica memória musical sempre em linha, ao longo dos anos, com a realidade brasileira.

Não apenas a realidade das ruas, do mundo tão desigual/viver da fé, só não se sabe fé em que, ou da miscelânea cultural de uma brasileira ô/esta lourinha tem cabelo bombril, ou ainda das barras pessoais/meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria.

Mas também das vicissitudes dos corações partidos e dos amores possíveis desenhadas nas maravilhosas baladas românticas em que Herbert abre seu peito para ensinar que saber amar é saber deixar alguém te amar...

Do ponto de vista estritamente musical, pouco há a dizer que não se saiba: Paralamas é, para apreciadores, a formação clássica guitarra/baixo/bateria levada aos extremos do virtuosismo com bom gosto.

Quando lança mão da harmonia de teclados e da vibração do naipe de metais, aí então alcança um patamar de qualidade reservado a poucos, tornando-se padrão e referência do que de melhor se faz neste país. Há três décadas.

[titulo]Preço:[/titulo]R$120,00

[titulo]Informações:[/titulo]21 2533-0354

Ver menos

A polícia apresenta suas armas, escudos transparentes, cassetetes, cap... Ver mais informações

Local

Circo Voador

Horário

Sábado, às 22:00

Classificação

18

Mapa

Ver Mapa

Local

Circo Voador

Horário

Sábado, às 22:00

Classif.

18

Mapa

Ver Mapa